Planejar uma obra não é uma tarefa fácil pois envolve diferentes profissionais, planejamento de tempo, distribuição de custos e materiais diversos.
Nossa tarefa é propor um roteiro prático e orientativo para que você consiga planejar qual profissional deve ser contratado, quanto vai gastar na construção e em quanto tempo sua obra vai ficar pronta.
É muito comum ouvirmos dizer que a obra demorou o dobro do tempo previsto que houve ruptura com o arquiteto e que custou o dobro. Como não cair nesta armadilha…
Compra do terreno ou definição da reforma e ampliação
Deve-se avaliar a localização do terreno e seu entorno, facilidade de acessos e transportes urbanos, infraestrutura disponível (tais como rede de água, esgoto e eletricidade) e acessibilidade ao terreno.
Visto isto, de preferência, escolher um terreno plano ou com menor desnível possível e solo de boa qualidade pois isto terá um impacto direto no custo da fundação de obra.
No caso de uma ampliação ou reforma, observar as restrições de legislação antes de iniciar.
Escolha do arquiteto
A escolha do arquiteto é de extrema importância e vai impactar diretamente no sucesso do projeto e da obra.
Antes da contratação do profissional conheça alguns de seus projetos já realizados, visite uma obra, avalie seu modo de trabalho e verifique a quanto tempo ele está no mercado.
O profissional escolhido fara o projeto de acordo com as restrições do terreno, as necessidades do cliente e seus sonhos.
Projeto Arquitetônico
Antes de iniciar o projeto o arquiteto devera fazer uma entrevista com os usuários da casa para conhecer seus hábitos, gostos e limitações...
Baseado nestes dados juntamente com as restrições da legislação, o arquiteto irá iniciar o projeto
O projeto será discutido e, se necessário, revisado até a aprovação final dos clientes.
Aprovação do Projeto pelos órgãos competentes
Após a conclusão e aprovação do Estudo Preliminar, o arquiteto deverá preparar a documentação para aprovação junto aos órgãos competentes (Prefeitura Municipal) com o objetivo de obter a documentação para o início da obra, mediante o pagamento de taxas e emolumentos legais.
A obra só poderá iniciar após a aprovação do projeto e a obtenção do Alvará de Obra
Contrate um engenheiro ou uma construtora
Antes de iniciar a obra você precisara de mais alguns projetos de engenharia
Projeto Estrutural onde serão definidos o tipo de fundação, pilares, estacas e vigas da obra de acordo com as características do terreno (sondagem do solo).
Projeto de Elétrica e Hidráulico – sanitários
Planilha Orçamentaria - recomenda-se que se faca uma planilha orçamentaria com itens unitários de custo de material e mão de obra para conferir se o orçamento da obra está de acordo com o que o cliente está disposto a gastar e investir
Cronograma Físico Financeiro – com o projeto executivo e o orçamento concluídos, o engenheiro deve fazer um cronograma físico financeiro com o objetivo de definir quanto será gasto por mês e em quanto tempo a obra será construída
Durante toda a obra, o cronograma deverá ser avaliado semanalmente pois através deste documento ficará estabelecido a organização de etapas de obra e custos de cada etapa.
Compra do Material de Obra – É fundamental que a quantificação do material de obra seja feita pelo engenheiro para que não falte ou haja desperdício de material na obra, gerando atrasos ou gastos desnecessário.
Os materiais comprados devem seguir a definição do arquiteto e engenheiro nos projetos anteriormente aprovados pelo cliente.
Manter a especificação da planilha orçamentária garante que a obra fique dentro do orçamento e que não ocorra erros.
A compra do material pode ser realizada tanto pelo cliente como pelo engenheiro (definido anteriormente em contrato firmado entre as partes) desde que a especificação do material seja mantida.
Etapas e obra
Toda obra segue uma sequência de etapas:
Fundação da obra é uma estrutura feita no início da construção que tem como objetivo transmitir as cargas de uma edificação para o solo na construção de qualquer edificação. A obra deverá preparar o terreno e realizar a fundação e a construção do alicerce que servirá de base para a construção;
Alvenaria é um conjunto de pedras, tijolos ou blocos que formam a estrutura de uma edificação. O objetivo é oferecer resistência, vedar espaços e fornecer proteção acústica e térmica.
Laje ou Telhado A cobertura da casa por laje ou telhado deve constar no projeto arquitetônico. Tem como objetivo o fechamento estrutural da casa e a escolha de um tipo obedece um conceito estético e de conservação
Instalações Elétricas e Hidráulicas - define a distribuição de energia e o abastecimento de água e retirada do esgoto.
Acabamento consiste na colocação dos pisos e revestimentos, nivelamento das paredes, pintura, instalação de móveis planejados etc.